A gente se comunica, o tempo todo! Vamos pensar um pouco…
Se formos falar sobre definições, a COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL é aquela que não é feita com palavras – sejam faladas ou escritas – e sim por elementos gráficos, imagens, gestos, atitudes. Já COMUNICAÇÃO INCONSCIENTE que é aquela que a gente faz “sem querer” e sem perceber. Mas eu não podia perder a oportunidade de brincar com esse jogo de expressões e, assim, chamar a sua atenção para estar aqui comigo.
Mas, então, do que se trata esse texto? Bom, vamos lá!
O desenvolvimento tecnológico vem transformando a nossa forma de viver e de nos comunicarmos, nas últimas décadas. E, os processos de comunicação aqui na internet são marcados pela utilização dos ícones e símbolos, que representam as reações.
Lá na era do BOOM do milênio, no início dos anos 2000, quando eu ainda estava na faculdade, já usávamos os símbolos. Criávamos os atuais emojis com itens do teclado como DOIS PONTOS, TRAVESSÃO e PARÊNTESE para simbolizar um rosto feliz, por exemplo.
😊: – )
Inclusive, essa codificação já é até reconhecida pelos sistemas como o word, por exemplo, ao transformar os símbolos (quando juntos) no rostinho feliz. Além disso, os próprios aplicativos de comunicação digital também vêm criando cada vez mais elementos gráficos para isso.
Com o passar dos anos nós encontramos cada vez mais formas de mandar mensagens e expressar nossas emoções sem usar as palavras. Afinal, a comunicação por elementos gráficos existe desde a época dos homens das cavernas! Não é verdade? Assim começou a escrita, definida como escrita rupestre e os desenhos como hieróglifos. E não tem nada de errado em usar essas técnicas na comunicação do seu negócio!
Deixa-me te contar uma história: um cliente barrou uma série de mensagens para WhatsApp pois, segundo ele, continha muitos emojis e não ficou profissional.
Mas o que você acha que chama mais atenção? Um convite para evento com o texto todo escrito ou um texto separado por ícones como seta, alvo, calendário etc.?
Foi isso que eu tentei explicar ao cliente, mas… como meu papel é dar a consultoria e não impor as regras, deixei-o com o livre arbítrio de decidir.
E como usar a comunicação não verbal no Instagram? E o que fazer se não quiser se comunicar?
Falando da comunicação no Instagram, nos stories do perfil do seu negócio, por exemplo, você pode passar uma série de mensagens sem linguagem falada ou escrita. Pode mostrar seus bastidores, processos, produção etc.
Agora, se você é empreendedora e não que se comunicar com seu cliente, é melhor encontrar outra ocupação profissional. E se não quer interagir é melhor nem estar nas redes sociais. Mas, se o seu “não querer” se assemelha ao não se sentir à vontade para tal, você vai precisar trabalhar isso. Existem várias técnicas de encorajamento, que posso te ensinar em outra oportunidade. Lembre-se: todos somos capazes! A comunicação é a primeira necessidade do ser humano – depois de respirar, é claro. E você sabe como fazer! Talvez só esteja precisando de um empurrãozinho.
O cliente que te segue na rede social quer saber de você, dos seus negócios, dos seus bastidores. Somos seres curiosos e não ficamos em redes sociais para “sermos impactados pelo bichinho do ‘compre’”. A gente quer relacionamento, quer informação. O cliente não quer só oferta. Só oferta é chato pra caramba. Ele quer aprender com você!
Costumo dizer que na produção de conteúdo para o Instagram precisamos ter:
60% de marketing de conteúdo
30% de marketing de relacionamento
10% de oferta/propaganda
E, dentro dessa produção, você precisa ter em mente que as pessoas captam mais as informações de formas diferentes;
– visuais
– auditivos
– cinestésicos
A grande verdade é que somos múltiplos e muitos e somos diferentes uns dos outros, nas todo mundo comunica algo o tempo todo!
Comunicar é passar a mensagem. Então, mesmo quando você some, não fala nada, não posta nada, ou só posta foto de paisagem, cafezinho, itens gráficos… você está se comunicando. O problema é que a mensagem pode estar chegando do outro lado de uma forma distorcida e a responsabilidade dessa distorção é sua, do emissor. Talvez, nesse caso, seja mais fácil falar.
Então, lembre-se: Quanto mais clara e direta for a sua mensagem por aqui, melhor a compreensão e o sucesso da sua comunicação.
Fica o Bizu!
Um beijo e até a próxima.
@flaviagarcia.bizu