Palavra chave:
Durante essa pandemia que o mundo está enfrentando, diversas áreas foram impactadas, dentre elas podemos citar a área da educação de forma geral. Escolas, cursos e até mesmo o EAD precisaram reformular a sua atuação para conseguir não somente dar conta da demanda já existente, mas também conseguir se adaptar ao momento.
No dia 18 de março, por conta do coronavírus, o MEC (Ministério da Educação) fez a publicação da portaria nº 343 que faz a autorização “em caráter excepcional” da substituição de aulas presenciais pela modalidade EAD.
Com isso, diversos estabelecimentos de educação como escolas, faculdades e também instituições que aplicam cursos e treinamentos, realizaram mudanças em sua estrutura para poder atender à portaria e não prejudicar o cronograma anual por conta do isolamento social para combater o coronavírus.
No entanto, não foram somente as instituições de ensino que foram impactadas, mas os alunos também, já que foi necessário se adaptar e mudar toda a sua rotina por conta dessas mudanças.
Como usar a tendência do EAD nas escolas tradicionais
Toda essa mudança de hábitos e rotinas mostrou o potencial do EAD não somente para faculdades e cursos, como já ocorria com frequência, mas também para as escolas tradicionais, que pode usar o EAD a favor de seus estabelecimentos para conseguir alcançar mais pessoas, ter mais produtividade e até mesmo conseguir reduzir os seus custos.
Mas uma das maiores dúvidas é quanto ao uso do EAD em escolas tradicionais. Como isso pode ser feito? Bom, a seguir mostraremos como usar o Ensino a Distância a favor das escolas tradicionais de ensino.
– Use ferramentas gratuitas
Diversas empresas como a Microsoft e Google disponibilizaram de forma gratuita ferramentas que proporcionam o acesso a um ambiente virtual de aprendizagem. Por isso, você não precisa fazer esse investimento agora, pois é um investimento caro.
Use os recursos gratuitos disponíveis e futuramente, a depender da situação, você pode até investir em um sistema próprio, se quiser.
– O profissional deve tentar ser um bom influenciador digital
Os influenciadores digitais são carismáticos, criativos e sabem prender a atenção do seu público. Por isso, o professor deve ter como uma das suas habilidades, a influência digital para conseguir prender a atenção do aluno sem ser chato.
– Aproveite para analisar o que dá certo ou não no seu EAD
Lógico que esse momento pegou todo mundo de surpresa, mas você pode aproveitar isso para encontrar pontos fortes e fracos em determinadas situações. Da mesma forma ocorre com as escolas tradicionais. Passe a analisar o que está dando certo e o que não está dando certo para você.
– Comece a planejar o EAD após o fim do isolamento social
Como você passará a atuar no EAD depois que o isolamento social acabar? Já parou para pensar nisso? Se não, é necessário que você comece a pensar hoje mesmo, pois com um bom planejamento você conseguirá alterar o seu sistema EAD facilmente.
– Faça divulgação do seu EAD
Divulgue que a sua escola é tradicional, mas que oferta o sistema de EAD. A divulgação é um ato importante em qualquer situação.
– Reduza o valor da mensalidade
Com as aulas EAD’s o seu custo é bem menor que as aulas presenciais, por isso, é interessante que você reduza o valor da mensalidade, assim como as faculdades fazem. Com isso, você consegue atrair mais pessoas e tem um preço mais competitivo.
– Crie pacotes de aulas mais acessíveis e personalizadas
Que tal disponibilizar pacotes de aulas virtuais? Você pode fazer pacotes personalizados de aula e até mesmo realizar uma espécie de reforço escolar EAD.
– O ensino a distância cresceu e continuará crescendo
É fato que o EAD cresceu por conta do isolamento social. Porém, a tendência é que esse sistema de ensino continue crescendo. Dessa forma, use esse momento para se preparar para o futuro da educação.
Em resumo
A educação é um dos pilares da sociedade e como todo país tem um cronograma relacionado à ela, é importante não medir esforços para investir nessa área. Escolas e cursos já tinham uma tendência forte à disponibilizarem o EAD, assim como algumas faculdades e plataformas de cursos. No entanto, o coronavírus adiantou todo esse processo.
Quem já estava preparado só precisou se ajustar ao difícil momento, mas quem ainda nem pensava em ensino a distância teve que rever os seus conceitos e reformular o seu negócio, investindo mais com recursos ou capital.
Mas com certeza, para as escolas tradicionais, isso foi um investimento, mesmo que forçado, pois o EAD é uma forte tendência mundial.