Você arruma a casa todos os dias mas ela sempre está um caos? Arruma, arruma, arruma, mas nada funciona? Provavelmente você está cometendo alguns erros que são fáceis de resolver. Identificando esses erros, podemos fazer os ajustes necessários para ter um ambiente longe da bagunça. Abaixo listei 5 erros que você pode cometer e que compromete toda a organização da sua casa.
1- Possuir muitos objetos de decoração
Objetos de decoração dão todo um charme à casa, porém quando esses ítens são exagerados acabam poluindo visualmente o ambiente, parecendo sempre que a casa está desarrumada além de dificultar a hora da limpeza, tanto das superfícies que estão os objetos quanto dos próprios objetos. Desapegue dos souvenirs! A ideia é que você reduza ao máximo esses ítens de decoração, ficando com aqueles que possuem algum valor sentimental e se desfazendo daqueles que só estão jogados pela casa ou entulhados em algum lugar.
2- Não ter uma caixa de entrada
Não ter um lugar certo para correspondências que chegam, as chaves, a carteira pode ser um erro que causa uma desordem na sua casa. Isso porque a tendência é deixá-los em qualquer lugar, jogados pela casa, em cima da mesa, móveis e bancadas. O ideal é que você crie uma caixa de entrada. Esta pode ser uma cesta, uma caixa, uma pasta. O organizador você escolhe, mas a finalidade é ter um lugar certo para eles, a fim de não ter mais papéis e chaves jogadas pela casa.
3- Não devolver o que pegou para o seu devido lugar
Acredito que esse seja um dos maiores erros que podemos cometer. Não adianta de nada a gente organizar a casa toda se quando precisamos de algo pegamos e não devolvemos pro seu lugar. Parece meio óbvio, mas temos uma tendência a não voltar com os objetos pro lugar, deixando-os largados gerando assim uma grande bagunça. Nesse caso a regra é clara: Se pegar, use e depois devolva pro lugar.
4- Não possuir um sistema de organização
Um sistema de organização permite que todas as coisas da sua casa estejam organizadas de maneira prática e usual, para facilitar o seu dia a dia e não somente para ficar visualmente bonito. Cada pessoa deve criar o seu próprio sistema de organização ou um sistema familiar, baseado na realidade, pensando sempre na praticidade. Por exemplo, você só lembra de tomar os seus remédios quando vai tomar café e acaba deixando estes jogados na bancada da cozinha. Para reduzir essa bagunça uma ideia seria organizar seus remédios diários perto da garrafa de café. Ou seja, foi criado um sistema de organização que, além de ajudar a não esquecer de tomar o remédio, contribuiu para uma cozinha mais organizada.
5- Comprar compulsivamente
As compras compulsivas podem gerar uma grande bagunça na sua casa. Quanto mais coisas você comprar, mais coisas você terá para guardar e cuidar. E aí começa um grande problema: se você não tiver lugar suficiente para guardar tudo o que você compra, essas coisas ficarão jogadas pela casa deixando sua casa desarrumada sempre. Por isso pense muito bem antes de comprar qualquer coisa pra sua casa. Pense se realmente você precisa e onde irá guardar. Se for necessário, faça substituições. Quer um sapato novo mas não tem mais espaço para guardá-lo? Desapegue de um antes de comprar e libere o espaço para o novo.
Dessa forma vimos como pequenos erros podem atrapalhar e muito a organização da nossa casa. É necessário que hábitos sejam criados para que esses erros não sejam mais cometidos e para que a sua casa volte a ter paz, sendo um lugar de vida e não de bagunça e estresse.
Se quiser saber um pouco mais sobre esse universo da organização, no Instagram sou a @byeloaemerick.