Segundo informações do site “Canaltech”, uma das maiores e mais utilizadas redes sociais do mundo, o Instagram, adicionou um novo recurso para seus usuários. O recurso já é muito utilizado por diversos Streamers (em seus perfis de stream) como, por exemplo, o Alanzoka (um dos maiores nomes brasileiros do ramo, que usa a Twitch para fazer lives).
A função de adicionar um moderador para as lives da plataforma, vai permitir que quem está fazendo a live selecione uma das pessoas presentes na transmissão ao vivo para ser o moderador. A pessoa escolhida poderá realizar algumas funções: reportar comentários, excluir pessoas da live, fixar comentários e recados importantes, etc.
Para selecionar algum dos internautas, basta seguir alguns passos.
1) Abra a câmera do Instagram e escolha a opção “Ao vivo” para iniciar sua live. Em seguida, toque no ícone de três pontos, localizado na barra de comentários;
2) No menu, selecione “Adicionar um moderador”;
3) O app irá exibir a lista de pessoas que estão assistindo à sua live. Escolha quem deseja atribuir as funções moderadoras e toque em “Adicionar”, ao lado do nome;
4) Por fim, pressione “Confirmar” para adicionar moderador em uma live do Instagram.
Só é possível adicionar uma pessoa por vídeo ao vivo.
Já pensando no moderador, para conseguir realizar as funções desejadas, a pessoa terá que seguir alguns passos.
1) Comece a assistir a uma live no Instagram. Caso o perfil administrador te escolha como moderador, um aviso é exibido na tela;
2) Para gerenciar a transmissão, toque em um comentário para ver mais opções;
3) Em seguida, visualize todas as funções disponíveis. Você pode remover perfis e comentários da live, além de fixar respostas e denunciar conteúdos impróprios.
Vale lembrar que o criador da live poderá ver, quando terminar a transmissão, um relatório das ações do moderador.
Mais foco na conversa
Fato é que a adição será muito bem-vinda para que o criador possa se concentrar no que sabe fazer de melhor, com a parte burocrática destinada a um amigo, funcionário ou perfil de confiança. Como ainda está em fase de desenvolvimento (apenas foi encontrado o código na versão de testes), é provável que a novidade leve ainda algumas semanas ou meses — ou que jamais veja a luz do dia — para ser implementada no app beta.
Mas como a competição entre os rivais pelos vídeos está cada vez mais acirrada, é bem provável que a moderação de lives não demore muito a chegar, caso contrário as pessoas podem trocar de vez o Instagram por outras soluções mais completas do mercado.
No mês passado, o Instagram anunciou novos recursos para os criadores que usam as lives: o agendamento de transmissões e o modo de treino
No primeiro caso, é possível marcar data e hora, com antecedência de até 90 dias, para organizar tudo melhor, além de possibilitar a divulgação prévia em outras redes sociais. Já o recurso de prática criará uma sala provisória e fechada para que o criador possa realizar testes de microfone, enquadramento e iluminação antes de entrar ao vivo.
Fonte: Alessandro Paluzzi